A Importância da Leitura
PORQUE LER?
Durante a prática pedagógica pude
perceber as falhas que temos em incentivar o gosto e o interesse dos
educandos na prática de leitura.
Ao se tratar do processo de leitura, é
preciso0 antes de tudo saber quais as dificuldades e o que precisa para
iniciar a leitura, programando a partir das descobertas atividades que
envolvam os educandos no mundo da leitura.
“Aprender a ler significa aprender a ler
o mundo, e a função do educador não seria precisamente a de ensinar a
ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria
aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades,
fantasias, seguido as dúvidas e exigências que a realidade lhe
apresenta”. (MARTINS, 1999,p.34).
Todo educando precisa estar convencido da importância da leitura para a vida individual, social e cultural.
A leitura em nossa sociedade tem uma
função primordial de despertar e proporcionar conhecimentos básicos que
venha contribuir para construção integral da vida do aluno em sociedade e
para o exercício da cidadania.
É importante que o professor escolha
material que seja significativa para o aluno, pois só assim desenvolverá
o seu interesse em ler texto diferenciados do seu cotidiano. É
importante uma aula prazerosa para prática de leitura, em um ambiente
onde haja diversidade de texto, deixando o aluno a vontade para fazer
sua escolha para a leitura.
“Ensinar as crianças a ler no seu próprio dialeto é fundamental para formar bons leitores”. (CAGLIARE, 2003, p.154).
A leitura é fundamental não apenas na
formação do aluno, mas também na formação do cidadão, e essa
considerável parcela no cumprimento dessa tarefa recai sobre a escola,
que tem o objetivo de ensinar e educar para a sociedade.
“A leitura suscita a necessidade de
familiarizar-se com o mundo, enriquecer as próprias idéias e tem
experiências intelectuais, o resultado é a formação de uma filosofia da
vida, compreensão do mundo que nos rodeia”. (BAMBERGUR, 2002, p.32).
Desse modo a leitura é uma experiência
que adquirimos no decorrer de nossa vida, e cabe a escola dar subsídios
para esse desenvolvimento, contribuindo para a formação de um homem
critico, capaz de compreender as características sociais, culturais e
naturais do qual está inserido.
Para tanto, cabe a escola a função de
oferecer aos alunos um trabalho de leitura, a fim de que eles,
sistematicamente, aprendam a ler todos os gêneros que estão presentes na
sociedade em que vive, e aprenda que leitor é aquele que analisa e
compreende as idéias dos autores.
Enfim, temos que ensinar todas as
crianças a ter o hábito da leitura desde a pré-escola, para que no
futuro desenvolva esse hábito com prazer e não por uma obrigação.
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